Formação BA

Pós-Graduação Lato Sensu

Docência para Educação Básica

Este curso foi desenvolvido especialmente para docentes da Educação Básica que desejam aprimorar suas práticas educativas e garantir que os estudantes tenham uma experiência escolar completa. Com foco nas competências essenciais em áreas como aprendizagem, gestão das emoções, criatividade e tecnologia educacional, os participantes estarão preparados para enfrentar os desafios do ambiente escolar atual. Aproveite a oportunidade de se atualizar e melhorar sua atuação como docente. Inscreva-se já!

Centro Universitário

Belas Artes

O Centro Universitário Belas Artes  de São Paulo é uma instituição de ensino superior renomada, reconhecida por sua excelência acadêmica e tradição nas áreas da economia criativa. Possui uma história de quase 100 anos, oferecendo uma ampla gama de cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres nas áreas de artes visuais, design, moda, música, arquitetura e comunicação. Com um corpo docente altamente qualificado, infraestrutura moderna e um ambiente criativo e inspirador, a Belas Artes proporciona aos estudantes as ferramentas e conhecimentos necessários para se destacarem em suas carreiras, tornando-os profissionais inovadores e visionários no mercado criativo.

Cenário da Educação Básica no Brasil

Fonte: INEP 

atraso escolar (2 ou mais anos)

7.1%

dos estudantes (1° ao 5° ano EF anos iniciais)

18.5%

dos estudantes (6° ao 9° ano EF anos finais)

22.2%

dos estudantes (ensino médio)

5%

estudantes sofrem evasão escolar

formação docente

50%

são pedagogos

15%

não tem graduação

5%

não terminou o ensino médio

Pedagogia

Curso com mais matriculas nas IES:

 789.254 estudantes matriculados em 2021
(75% EAD)

Curso com menor nota no ENADE 

De 6775 professores entrevistados:

56%

não receberam orientação para iniciar a docência na Educação Básica

81%

afirmam que as atuais graduações não estão preparando bem os professores

Objetivos da Pós-graduação docência para a Educação Básica

Preparar docentes da educação básica para uma atuação contemporânea e efetiva, destacando o papel do cérebro como base para aprendizagem, emoções e criatividade e colocando-os como aliados excepcionais da educação efetiva;

Possibilitar aos docentes a identificação de dificuldades emocionais, cognitivas e sociais de seus estudantes, que sejam capazes de interferir negativamente no processo ensino/aprendizagem, fornecendo orientações práticas de intervenção nas diversas situações;

Capacitar os docentes para a utilização de ferramentas tecnológicas de amplo acesso, capazes de aumentar o engajamento de seus estudantes;

Habilitar o docente a otimizar o planejamento didático-pedagógico focado no desenvolvimento integral do aluno, estabelecendo metas e objetivos pontuais e mensuráveis para os planos de ensino e de aula como metas pontuais da sala
de aula.

Apresentar aspectos referentes à avaliação dos estudantes, à legislação e normas que definem o modus operandi da educação básica brasileira;

Criar espaços de discussão sobre a vocação e papel do docente frente à aprendizagem e ao bem-estar dos estudantes, com vistas a redimensionar a atuação docente concedendolhes os méritos devidos para a construção de uma sociedade próspera.

Publico Alvo

O curso é destinado a docentes e profissionais da Educação Básica que queiram ou precisem atualizar seus conhecimentos sobre práticas educativas que atendam às necessidades dos estudantes durante seu período de escolarização.

Estrutura do curso

Aprendizagem

60 Horas

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Neste módulo, são tratados tópicos relacionados aos mecanismos de aprendizagem e como estes se relacionam com o funcionamento cerebral, sua dependência e impactos para o processo ensino/aprendizagem. Também são tratados os aspectos envolvidos nas dificuldades e transtornos de aprendizagem, com destaque para sua identificação e abordagem

Disciplina 1: Cérebro, aprendizagem e motivação

Carga horária: 20 horas 

  1. Aprendizagem – definições e teorias 
  2. Cérebro e aprendizagem 
  3. Aprendizagem na educação básica – motivação 
  4. Autorregulação da aprendizagem 
  5. Inteligência  

Disciplina 2: Aprendizagem ativa e dificuldades de aprendizagem

Carga horária: 16 horas 

  1. Aprendizagem ativa 
  2. Feedback e aprendizagem 
  3. Dificuldades e transtornos de aprendizagem 
  4. Necessidades educativas especiais 

Disciplina 3: Transtornos do neurodesenvolvimento

Carga horária: 24 horas 

  1. Transtornos do neurodesenvolvimento – Deficiências Intelectuais 
  2. Transtornos do neurodesenvolvimento – Transtornos da Comunicação 
  3. Transtornos do neurodesenvolvimento – Transtorno do Espectro Autista 
  4. Transtornos do neurodesenvolvimento – Transtorno de Déficit de Atenção/hiperatividade 
  5. Transtornos do neurodesenvolvimento – Transtornos específicos da Aprendizagem 
  6. Checklists para identificação de dificuldades de aprendizagem em sala de aula 

Emoções e
Comportamentos

60 Horas

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Neste módulo, são tratados tópicos relacionados às emoções e comportamentos e como estes se relacionam com o funcionamento cerebral, sua dependência e impactos para o processo ensino/aprendizagem. Também são tratados os aspectos envolvidos nos transtornos de ordem afetivo-emocional, com destaque para sua identificação e abordagem.

Disciplina 4: Cérebro, emoções e saúde emocional

Carga horária: 16 horas 

  1. Emoções – definições e teorias 
  2. Cérebro e emoções 
  3. Competências socioemocionais e saúde emocional 
  4. Resiliência 

Disciplina 5: Transtornos psicológicos

Carga horária: 24 horas 

  1. Transtornos depressivos 
  2. Transtornos de ansiedade 
  3. Transtornos relacionados a traumas 
  4. Transtornos alimentares 
  5. Transtornos aditivos 
  6. Transtorno do Pânico 

Disciplina 6: Transtornos emocionais

Carga horária: 20 horas 

  1. Bullying e Cyberbullying 
  2. Fobia social 
  3. Rejeição 
  4. Suicídio 
  5. Checklists para identificação de dificuldades emocionais em sala de aula 

Competências Essenciais
para a Educação Básica

60 Horas

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Este módulo destina-se à discussão da importância e do impacto de competências essenciais, como a criatividade softskills capazes de potencializar a capacidade de desenvolvimento dos estudantes. Serão enfocadas também sugestões de atividades práticas para utilização em sala de aula.

Disciplina 7: Cérebro, criatividade e resolução de problemas

Carga horária: 20 horas 

  1. Criatividade – definições e teorias 
  2. Cérebro e criatividade 
  3. Criatividade, aprendizagem e desafios da carreira 
  4. Criatividade e resolução de problemas 
  5. Perfil criativo e processos criativos 

Disciplina 8: Comunicação e Crítica

Carga horária: 20 horas 

  1. Problematização no processo ensino/aprendizagem 
  2. Comunicação Oral 
  3. Comunicação Escrita 
  4. Leitura ativa 
  5. Crítica e autocrítica 

Disciplina 9: Desenvolvimento de competências

Carga horária: 20 horas 

  1. Colaboração e team working 
  2. Sugestões de atividades para desenvolvimento da criatividade 
  3. Sugestões de atividades para desenvolvimento da comunicação 
  4. Sugestões de atividades para desenvolvimento da crítica 
  5. Sugestões de atividades para desenvolvimento da colaboração 

Tecnologias na
Educação Básica

60 Horas

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Neste módulo, será discutida a importância do desenvolvimento das competências digitais para os professores, e como essas competências podem interferir diretamente na maximização de recursos para o processo ensinar/aprender. Recursos básicos são apresentados, discutidos e colocados em prática.

Disciplina 10: Introdução às Tecnologias Educacionais

Carga horária: 20 horas 

  1. O uso da tecnologia na educação  
  2. O modelo TPACK para docência  
  3. Competências digitais do docente  
  4. Plataformas de Aprendizagem  
  5. Jogos e interatividade na educação  

Disciplina 11: Ferramentas Digitais para Comunicação e Produtividade

Carga horária: 20 horas 

  1. Ferramentas digitais – uso das redes sociais  
  2. Ferramentas digitais – Smartphone  
  3. Ferramentas digitais – Softwares de videochamadas (ZOOM, MEETING, TEAMS) 
  4. Ferramentas digitais – e-mail  
  5. Ferramentas digitais – Planilha e Texto (DOCS, OFFICE) 

Disciplina 12: Ferramentas Digitais inovadoras para aprendizagem

Carga horária: 20 horas 

  1. Ferramentas digitais – Formulários (GOOGLE FORMS) 
  2. Ferramentas Digitais  – Apresentações (PPT, CANVA, PDF) 
  3. Ferramentas digitais – Inteligência Artificial (CHATGPT) 
  4. Ferramentas digitais – Medição da aprendizagem em tempo real (MENTIMETER, PADLET) 
  5. Ferramentas digitais – Mapas mentais digitais (MIRO, CONCEPTBOARD) 

Didática e Planejamento
na Educação Básica

60 Horas

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São apresentadas nesse módulo as principais estruturas didáticas do processo formal de aprendizagem, com destaque para tipos diversificados de metodologia de abordagem de conteúdo. Também se discute o plano de aula e de curso como elementos de orientação dos objetivos e resultados de aprendizagem, passando pelos métodos de avaliação.

Disciplina 13: Objetivos e resultados da aprendizagem

Carga horária: 16 horas 

  1. Educação, Ensino e Pesquisa 
  2. Educação Inclusiva 
  3. Competências socioemocionais, cognitivas e digitais 
  4. Taxionomia de Bloom revisada e a definição de objetivos educacionais 

Disciplina 14: Planejamento e Aprendizagem Ativa

Carga horária: 24 horas 

  1. Metodologias ativas 
  2. Disciplinas Blended 
  3. Estratégias metacognitivas 
  4. Feedback – como e por quê? 
  5. Plano de Ensino 
  6. Plano de Aula 

Disciplina 15: Avaliação e checklist

Carga horária: 20 horas 

  1. Avaliação da aprendizagem 
  2. Avaliação da aprendizagem – itens objetivos 
  3. Avaliação da aprendizagem – itens discursivos 
  4. Checklist para avaliação do plano de ensino 
  5. Checklist para avaliação do plano de aula 

Legislação e Avaliações
da Educação
Básica no Brasil

60 Horas

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A legislação para a educação em nosso país é diversa e ampla. Nesse módulo, são enfocadas as principais leis que regem a Educação Básica, as estruturas responsáveis pelo cumprimento delas, as formas de coleta de dados e os mecanismos de avaliação proposto pelo sistema.

Disciplina 16: MEC e Legislação

Carga horária: 20 horas 

  1. Ministério da Educação – MEC 
  2. Lei de Diretrizes e Bases – LDB 
  3. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 
  4. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA

Disciplina 17: Instâncias educacionais, Planos e Metas para a Educação Básica

Carga horária: 20 horas 

  1. Níveis e modalidades de ensino no Brasil 
  2. Secretaria de Educação Básica  – SEB e Conselho Nacional da Eucação CNE 
  3. INEP e Censo Escolar 
  4. Plano Nacional de Educação – metas para a educação básica 
  5. Educação Básica no mundo 

Disciplina 18: Sistemas de avaliação e índices da Educação Básica

Carga horária: 20 horas 

  1. Histórico da avaliação da Educação Básica Brasileira 
  2. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB 
  3. Indice de desenvolvimento da Educação Básica – IDEB
  4. Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA 
  5. Exame nacional do Ensino Médio – ENEM 

Artigo de Conclusão
de Curso

40 Horas

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Ao final do curso, 40h serão destinadas para a elaboração de um paper, abordando um dos assuntos discutidos ao longo do curso. Quatro horas serão destinadas às orientações e 36h para a confecção do trabalho.

Disciplina 19: Orientação para Elaboração de Paper como Conclusão de Curso

Carga horária: 4 horas 

Escrita de Paper como Conclusão de curso

Carga horária: 36 horas 

Diferenciais

Sensibilização docente

Preparação dos professores para atuação e melhoria na prática pedagógica diária.

Metodologia Integrada

Diversas estratégias interativas de aprendizagem, texto, video, exercícios online. 

Conceitos avançados de aprendizagem

Entenda o que está acontecendo no mundo da Educação e tenha acesso a teorias e práticas que são tendências educacionais.   

O que serei capaz de fazer
depois dessa formação?

Colocar em prática
conceitos pedagógicos
da educação
contemporânea

Planejar e avaliar aulas, abordar questões socioemocionais e de inclusão de alunos com deficiência

Utilizar a aprendizagem ativa na prática pedagógica diária

Identificar e solucionar dificuldades de aprendizagem e emocionais em sala de aula

Fazer uso das tecnologias de forma efetiva no ensino aprendizagem

Conhecer a legislação e normas da Educação básica, assim como seus processos avaliativos.

Investimento

À VISTA:

R$4.165,00

18 Mensalidades DE

R$ 272,22

Valor total: R$4.900,00

24 Mensalidades DE

R$ 204,16

Valor total: R$4.900,00

30 Mensalidades DE

R$ 148,36

Valor total: R$5.267,50

36 Mensalidades DE

R$ 302,77

Valor total: R$5.341,00

VALOR DO CURSO DE R$5.400,00* PRIMEIRA MENSALIDADE DE R$500,00* E O RESTANTE DE ACORDO COM O PLANO ESCOLHIDO | *Valores referentes ao 2º semestre de 2024 (sujeito a alteração)

Métodos de Pagamento

professores

Profa. Dra. Josiane Maria de Freitas Tonelotto

Doutora e Mestre em Ciências Médicas – Neurologia Infantil pela UNICAMP. Graduada em Psicologia pela Universidade São Francisco. Tem experiência no Ensino Superior tendo trabalhado em universidades como USF e PUCCAMP. Também possui experiência em Pesquisa, tendo sido Bolsista Produtividade CNPq e bolsista FAPESP.
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Profa. Dra. Josiane Maria de Freitas Tonelotto

Doutora e Mestre em Ciências Médicas – Neurologia Infantil pela UNICAMP. Graduada em Psicologia pela Universidade São Francisco. Tem experiência no Ensino Superior tendo trabalhado em universidades como USF e PUCCAMP. Também possui experiência em Pesquisa, tendo sido Bolsista Produtividade CNPq e bolsista FAPESP. Ingressou na rede Laureate Brasil em 2006 com a proposta de desenvolver e implantar padrões de qualidade para as atividades acadêmicas da Universidade Anhembi Morumbi. Foi Gerente de Desenvolvimento Pedagógico, Diretora Acadêmica e Pró-reitora Acadêmica da instituição no período de 2009 a 2015, período em que foi responsável pela definição e implantação da proposta educacional institucional, pela implantação das Escolas por área de conhecimento, implantação de 3 programas de Doutorado, pela definição, implantação e garantia de indicadores de qualidade acadêmica e pela melhoria de eficiência dos custos acadêmicos, tendo a instituição passado de IGC para IGC 4 como resultado do planejamento proposto. Assumiu a liderança acadêmica do EAD nacional da Rede Laureate em abril de 2015. Em novembro de 2018 assumiu o cargo de Superintendente Acadêmica do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, sendo a head de toda área, incluindo educação presencial e online.

Profa. Dra. Leila Rabello de Oliveira

Doutora em Ciências Sociais pela PUC São Paulo e Mestre em Ciência da Informação pela PUC Campinas; Pós-graduanda (Lato Sensu) em A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno pela PUC RS. Pós-graduada (Lato Sensu) em Educação no Ensino Superior pela Universidade Anhembi Morumbi; Licenciatura Plena em História e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
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Profa. Dra. Leila Rabello de Oliveira

Doutora em Ciências Sociais pela PUC São Paulo e Mestre em Ciência da Informação pela PUC Campinas; Pós-graduanda (Lato Sensu) em A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno pela PUC RS. Pós-graduada (Lato Sensu) em Educação no Ensino Superior pela Universidade Anhembi Morumbi; Licenciatura Plena em História e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atualmente é professora no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo nos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu); é professora nos cursos Certificates e MBAs (Pós-Graduação Lato Sensu) na BSP-Business School São Paulo; é professora no MBA Gestão e Marketing Esportivo da Trevisan Escola de Negócios. Coordena o CGI – Centro Gestor da Informação e o BA online (Educação Digital) do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo onde é gestora em SGI – Sistema de Gestão Integrada, na promoção de melhoria do sistema e pioneira em implementar e manter SGQ – Sistema de Gestão de Qualidade estratégico, em conformidade com a norma ISO 9001:2015, nas áreas de EaD – Educação a Distância, Sistema de Bibliotecas, Museu Belas Artes entre outras áreas. Atua na educação digital há 15 anos e no ensino superior há mais de 30 anos. Em agosto de 2022 assumiu o cargo de Pró-Reitora da Educação Digital no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Profa. MSC. Emanuelle Perissotto de Assis

Formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestre em Educação pela mesma universidade e Especialista em Formação de Professores e Supervisão pela Universidade de Lisboa.
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Profa. MSC. Emanuelle Perissotto de Assis

Formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestre em Educação pela mesma universidade e Especialista em Formação de Professores e Supervisão pela Universidade de Lisboa. É pesquisadora-colaboradora em dois grupos de pesquisa voltados para formação de professores e profissionalização docente, DOFPPEN (Unesp) e CATIE (Ulisboa), e tem experiência como professora e formadora em redes públicas e particulares do Ensino Básico e Superior, e assistente de pesquisa para institutos do Terceiro Setor. Atualmente, é consultora pedagógica na Artbee Educacional (Centro Universitário Belas Artes – São Paulo).

Prof. Rafael Garcia

Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Rádio e TV pela UNESP, integrou primeiro programa de ensino tutorial de televisão digital do Brasil – PET RTV. Trabalhou cerca de 7 anos com Educação e programação cultural em Arte e Tecnologia no Sesc SP.
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Prof. Rafael Garcia

Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Rádio e TV pela UNESP, integrou primeiro programa de ensino tutorial de televisão digital do Brasil – PET RTV. Trabalhou cerca de 7 anos com Educação e programação cultural em Arte e Tecnologia no Sesc SP. Atuou como Coordenador Pedagógico e Gerente de Produto Educacional em programa de aprendizagem Maker. Foi estudante de pedagogia pela UNIVESP. Pós-graduado em Psicomotricidade pela FMU. Atua como Gerente de Produto Educacional e Head Pedagógico na ARTBEE | Belas Artes. Entusiasta da Arte, Tecnologia e Educação.

Profa. Bruna Roncari

Mestre em Dança pela UFBA (Bolsa FAPESB), graduada em Artes Plásticas pela UNESP (Bolsa FAPESP de iniciação científica). Performer, professora e pesquisadora de processos de criação, com foco em linguagens contemporâneas, hibridismo cultural e performatividade. Integrou projetos de pesquisa e criação como o Laboratório do Vale (CRD – São Paulo, 2016), Núcleo de Performance – CCJ (Galeria Olido – São Paulo, 2016) Corponectivos (UFBA – Salvador, 2013-2015) e Human Connection Project (UFBA/2013-2014).
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Profa. Bruna Roncari

Mestre em Dança pela UFBA (Bolsa FAPESB), graduada em Artes Plásticas pela UNESP (Bolsa FAPESP de iniciação científica). Performer, professora e pesquisadora de processos de criação, com foco em linguagens contemporâneas, hibridismo cultural e performatividade. Integrou projetos de pesquisa e criação como o Laboratório do Vale (CRD – São Paulo, 2016), Núcleo de Performance – CCJ (Galeria Olido – São Paulo, 2016) Corponectivos (UFBA – Salvador, 2013-2015) e Human Connection Project (UFBA/2013-2014). Desenvolveu processos autônomos de pesquisa, produção e criação na cidade de São Paulo. Atualmente é Autora de trilhas de aprendizagem na ARTBEE | Belas Artes

Perguntas frequentes

Sim, para ter direito ao certifcado de Pós-Graduação Latu Senso, você terá que realizar um trabalho final.
Você receberá ao final de cada módulo um certificado de Extensão e ao final de todos os módulos e finalização e aprovação do TCC, o Certificado de Pós-Graduação Lato Senso, emito pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – Portaria nº 3.206 de 21/11/2002 Criação do curso – Resolução Consepe nº 010 de 03/04/2023
As aulas são 100% EAD, com atividades interativas, e você pode assistir de onde quiser e de acordo com o calendário.

Duração

18 meses

Qual o formato das aulas:

Aulas 100% EAD

Vagas Limitadas

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