Currículo do

Programa de Aprendizagem
do Grupo Belas Artes

Um programa de aprendizagem composto por trilhas digitais que preparam os estudantes para a próxima etapa da vida. O conteúdo das trilhas, além de elaborado e escrito por professores da Belas Artes como Sérgio Ortiz, Jaime Vegas, Pedro Ortiz e Carol Menocchi, é alinhado à BNCC — Base Nacional Comum Curricular —, compondo a grade curricular da Educação Básica e contemplando, também, os direitos de aprendizagem das crianças e os itinerários formativos dos adolescentes.

Educação Infantil
Ensino Fundamental 1
Ensino Fundamental 2
Ensino Médio

Programa de Aprendizagem

Educação Infantil

  • De 0 meses a 1 ano
  • Comunicação e linguagem
  • Ritmos
  • Situações estéticas atreladas ao cuidado dos bebês (dormir, comer, banhar) que possibilite a construção da relação do ritmo interno dos bebês com o ritmo externo, bem como situações musicais. Fortalece e amplia a experiência rítmica dos bebês em suas várias possibilidades (ritmo sonoro, ritmo visual, ritmo interno, rotina)
  • 1 ano
  • Comunicação e linguagem
  • Baby Senses
  • Experimentação e investigação das materialidades (não-estruturadas, naturais, industriais) a partir de temáticas diversas que possam favorecer um brincar heurístico. Amplia repertório sensorial.
  • 2 anos
  • Comunicação e linguagem
  • Baby & Body
  • Circuitos sensoriais que promovem a motricidade e expressão corporal através de diferentes percursos, modos de deslocamento e experimentação dos diferentes planos de espaço. Estimula o hemisfério direito do cérebro a realizar tarefas lógicas.
  • 3 anos
  • Comunicação e linguagem
  • Passarinhada
  • Reconhecendo o aspecto simbólico presente nesta faixa etária, serão realizadas vivências que estimulem o contato com os diferentes timbres, gestos e sensação corporal do vôo do pássaro. Estimula o hemisfério direito do cérebro a realizar tarefas lógicas.
  • 4 anos
  • Arte, Arquitetura e tecnologia
  • Vamos brincar
  • Os estudantes irão conhecer as obras do artista Ivan Cruz e por meio delas as brincadeiras de rua. Sensibilizados por estas obras, os aprendentes irão desenvolver raciocínio lógico matemático na elaboração de gráficos, expressão artística por meio de confecção de obras próprias e irão desenvolver coordenação motora fina e global nas brincadeiras que lhes serão apresentadas ao longo da trilha de aprendizagem.
  • 5 anos
  • Comunicação e Linguagem
  • Que história é essa?
  • À partir de contos infantis, os aprendentes irão replicar as histórias em suas versões pessoais e coletivas. formando uma história ao final, com personagens, cenários, falas, desenvolvendo o sequenciamento de fatos e narrativas, reconhecimento de personagens, recontação de histórias previamente apresentadas.

Programa de Aprendizagem

Ensino Fundamental 1

  • 6 anos
  • Comunicação e linguagem
  • Dance
  • Criação de um personagem baseado nos amigos imaginários da criança, à partir de uma história de amigos imaginários. Os estudantes são convidados a virtualizarem o amigo em programas de computador, transportando a imaginação para a criação de um amigo virtual. Para isso, os estudantes competências de representação de personagem e sequenciamento de história, assim como auxilia o desenvolvimento socioemocional, ao trabalhar emoções e relacionamento entre amigos.
  • 7 anos
  • Arte, Arquitetura e Tecnologia
  • Os meus amigos artistas
  • Uma aventura contato à partir de histórias narradas por grandes nomes artísticos universais, levam os estudantes ao fazer o artístico e ao expressarem-se em diversas técnicas artísticas existentes. Apresenta aos estudantes a história da arte de forma lúdica e engajadora, numa perspectiva que prioriza a visão do estudante sobre a arte.
  • 8 anos
  • Comunicação e linguagem
  • Os sons do mundo
  • Os estudantes serão sensibilizados ao ouvirem o som das coisas, e a partir desses sons, criarem instrumentos musicais com o que existe no contexto e no cotidiano do estudante. Os aprendentes também entrarão em contato com músicas de percussão de outros países africanos.
  • 9 anos
  • Comunicação e linguagem
  • Lapbook ou Notebook?
  • Esta trilha faz a comparação da memória afetiva coletiva atrelada aos livros e ao guardar de afetos, propõe ao estudante a reflexão acerca do virtual e do real, e propõe a experimentação do colecionismo de histórias de um livro de colo, que o próprio estudante cria, assim como desenvolve digitalmente parte dessa produção.
  • 10 anos
  • Comunicação e linguagem
  • Narrativas
  • Os aprendentes são convidados a se tornarem um arquiteto ou cenógrafo e construir cenas inspiradas em um personagem da literatura. Usando objetos encontrados em casa, embalagens. elásticos, blocos, palitos, fitas, prendedores, convidamos os alunos para a construção de micronarrativas.

Programa de Aprendizagem

Ensino Fundamental 2

  • 11 anos
  • Comunicação e linguagem
  • Podcast
  • Os alunos são convidados a narrar suas histórias e como guiá-las por um caminho afetivo. Contar suas experiências ou refletir sobre o contexto será o mesmo que ressignificar e apreciar a plenitude da vida. O aprendente é convidado a registrar suas experiências e divulgá-las como podcast.
  • 12 anos
  • Arte, Arquitetura e Tecnologia
  • Ser Urbano
  • Os estudantes apropriam-se de espaços comuns da escola e também de espaços públicos ao redos da escola, para pensar em como a ocupação destes espaços pode ser benéfica  para o contexto dos próprios estudantes, da comunidade escola e da sociedade. Levanta pontos de sustentabilidade e propõe o pensamento crítico na escolha e gerenciamento dos recursos e espaços.
  • 13 anos
  • Comunicação e linguagem
  • Rima na Net
  • Os aprendentes são envolvidos em um sarau virtual, onde precisam desenvolver estratégias da linguagem para se comunicarem e expressarem seus sentimentos por meio de poesias e rimas virtuais.
  • 14 anos
  • Comunicação e Linguagem
  • A banda mais bonita da escola
  • Os estudantes são convidados a experienciarem o audiovisual. Para isso eles serão imersos em uma produção musical, com a criação de bandas pelos estudantes, com produção digital de conteúdos. Ao final, os estudantes irão fazer uma performance ou produto audiovisual dentro do contexto musical. Esta trilha auxilia o relacionamento e o trabalho em equipe de estudantes, de forma engajadora pelo contexto de expressão musical própria dos pré adolescentes.

Programa de Aprendizagem

Ensino Médio

  • 15 anos
  • Comunicação e linguagem
  • CurtaDoc e Digital Influencer
  • Criação de um documentário, minissérie ou curta metragem, com a utilização de ferramentas para a elaboração de roteiro, produção, captação audiovisual, conceitos de iluminação, utilização de softwares de edição e tratamento de imagem e áudio, abordagem de mercado audiovisual.
  • 16 anos
  • Arte, Arquitetura e tecnologia
  • Arch Tech
  • Com a construção de uma estrutura em meios digitais, os estudantes são convidados a entrarem no mundo da realidade virtual, experimentando técnicas de modelagem 3D em softwares, composição de objetos e estruturas, conceitos de estética e ergonomia.
  • 17 anos
  • Arte, Arquitetura e Tecnologia
  • Lê Moda
  • Esta trilha de aprendizagem propõe a construção de uma exposição transmidiática, utilizando os suportes tecnológicos emergentes para desenvolvimento da expressão artística. Durante o processo artístico, os estudantes entrarão em contato com os conceitos de semiótica, história da arte, cenografia e sonorização.