Ensino híbrido: dicas de como ajudar seu filho na hora dos estudos.

O modelo de ensino híbrido, sem dúvidas, é uma realidade que veio para ficar, mas acabou mudando a dinâmica do tempo de estudo em casa.

Como manter seu filho ativo no processo de aprendizagem durante as aulas online?

O reajuste à nova rotina de estudos pode ser um processo estressante e desmotivador, mas se forem adotadas estratégias que valorizem o bem-estar da família, isso pode manter os filhos conectados e envolvidos com a comunidade escolar tanto nas aulas presenciais, quanto online.

Não há maneira correta de avaliar o aprendizado em casa: todos devem fazer o que melhor se adapta a rotina e atenda as necessidade educacionais da criança ou adolescente, sem se esquecer das demais.

MANTENHA O CONTATO COM O CURSO DO SEU FILHO

É importante que pais mantenham um canal de comunicação com o curso, seja ele parcial ou integral, para informar sobre os detalhes e dificuldades que ele enfrenta.

Caso seu filho não esteja sob supervisão nas aulas online ou durante as tarefas, é importante informar a escola.

Considere manter contato com o professor do curso e preste atenção se há quaisquer fatores que estejam atrapalhando seu desenvolvimento acadêmico, para então considerar a melhor forma de apoiar seu filho. Se ele for mais velho, tente encorajá-lo a se comunicar diretamente com os educadores.

CRIE UM CRONOGRAMA DE APRENDIZAGEM

É importante criar um espaço silencioso e organizado para evitar distrações durante o período de estudo. Estabeleça regras para que todos estejam atentos e respeitem o horário das aulas/tarefas.

Ofereça ajuda para ligar os dispositivos, ler as intruções e redigir ou organizar as respostas.

Estabeleça rotinas com expectativas razoáveis, reforçando através de lembretes, fotos e/ou escrevendo os horários em algum local que seja fácil de ser visto.

Ao longo da realização das tarefas em casa, Incentive intervalos regulares; isso pode ajudá-lo a mantê-lo focado por mais tempo.

Estimule um tempo fora do computador, faça pausas e tente se conversar com o seu filho sobre o dia-a-dia dele.

Tente adaptar a rotina de estudante do seu filho de acordo com as necessidades da família, reservando a cada semana, momentos que permitam maior flexibilidade no cronograma dele.

CONSIDERE AS NECESSIDADES INDIVIDUAIS

Converse com o seu filho para que seja possível entender o que ele gosta e o que tem maior dificuldade de aprender em casa ou mesmo na escola.

Crianças com problemas sensoriais dificilmente ficarão sentadas numa mesa o dia todo, por isso é importante que os pais incentivem o uso de outros ambientes domésticos para estudo, como por exemplo, o chão.

O processo de aprendizagem tem que ser feito em conjunto, portanto não hesite em fazer contato regular com a escola e professores para criar uma relação de benefícios que se atentem a necessidade individual de cada criança ou adolescente – gráficos, metas visuais, elogios e ambientes confortáveis. Isso fará que todos os benefícios do da tecnologia no processo de aprendizagem sejam totalmente aproveitados, trazendo segurança e confiança tanto para os jovens, quanto para os pais.