O socioconstrutivismo é baseado nos estudos do psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky, que salienta que a aprendizagem acontece por meio de uma relação dialética entre o sujeito e o contexto social, ou seja: o ambiente modifica o indivíduo tanto quanto é modificado por ele. No ambiente escolar, a teoria vygotskyana apresenta que todo aprendizado é medido pela interação entre estudante, educador e contexto social.
Os estudos de Vygotsky sobre o processo de aprendizagem decorrem da compreensão do homem enquanto ser que se forma em interação com a sociedade. Ele refutava as teorias inatistas, que pregavam que o indivíduo já carregava, desde o nascimento, características que desenvolveria ao decorrer da vida, ou as empiristas e comportamentais, que enxergam o ser humano como produto dos estímulos externos. Para Lev Vygotsky, a interação que cada um estabelece com determinado ambiente é pessoalmente significativa.
O PAPEL DO ADULTO
De acordo com Vygotsky, o processo de aprendizagem é inteiramente mediado pelo papel do professor, por isso, esse deve ser sempre muito ativo, uma vez que é determinante para o sucesso do processo. Por sua vez, a escola deve facilitar o aprendizado e a interação entre professor e aluno.
Como um papel de autonomia na construção de seu saber, o aluno também é protagonista de seu aprendizado. Assim, segundo Vygotsky, uma proposta escolar inteligente deve se antecipar e prever o que o aluno pode ou não aprender sozinho, pois na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes.
Um de seus principais conceitos é a Zona de Desenvolvimento Proximal – a ZDP –, que significa a distância entre o real desenvolvimento de uma criança e aquilo que ela tem potencial para aprender. Esse potencial é exprimido pela capacidade de desenvolvimento de certas competências com o auxílio de um adulto. Em outras palavras, a ZDP é o caminho que a criança consegue fazer sozinha ou está perto de conseguir. A identificação dessas duas habilidades, e trabalhar o percurso de cada estudante entre ambas, são questões essenciais que qualquer professor precisa se atentar.
Dessa forma, é importante compreender que, de acordo com as lupas de Vygotsky, cada criança é protagonista do seu processo de aprendizagem e que o meio que as rodeia também faz parte desse processo. Essa visão propõe colocar em prática atividades nas quais a criança é vista como um indivíduo capaz de formular hipóteses sobre os mais diversos assuntos e, assim, ter conhecimentos prévios sobre cada um deles. As aulas se tornam mais dinâmicas e contextualizadas, de forma que todos os estudantes entendam a necessidade de aprender e participar ativamente das atividades propostas. O que é aprendido na escola passa a fazer sentido também na vida fora dela.
Uma das maneiras de se trabalhar o socioconstrutivismo nas escolas é por meio das mais diversas linguagens: oral, escrita e artística. Pensando nisso, a Artbee propõe trilhas de aprendizagem para todas as etapas de ensino que apresentam soluções de trabalho por meio das mais diversas linguagens artísticas. Focamos na autonomia dos estudantes, e em seu repertório de mundo prévio, e na mediação do professor. O trabalho com as linguagens artísticas é essencial para o desenvolvimento de uma educação crítica e emancipadora.
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