O processo criativo durante a infância

A criatividade vai muito além da área das Artes e suas diferentes manifestações e linguagens. Os desafios têm que ser apresentados diariamente para que as crianças possam se desenvolver e encontrar as melhores soluções para os problemas que a vida impõe.

Podemos criar estímulos por meio de diferentes formas de aprendizagem, que incentivem o pensamento criativo e imaginação das crianças. Dessa forma, durante as diferentes etapas educacionais, é importante que os educadores utilizem formas de ensinar que proporcionem o trabalho com a expressão artística singular de cada aluno, não aplicando padrões ou direcionamentos, mas deixando a criança livre para representar a maneira como se sente.

Na Educação Infantil, em que se inicia a fase da representação da realidade, indica-se fazer perguntas que gerem reflexão e melhoria: trata-se de perguntar e não de criticar. O conhecimento pode ser obtido de forma lúdica, por meio de brincadeiras, por exemplo, visando oferecer novas descobertas! A infância é um terreno fértil para o processo criativo. Quando brincam, mesmo ao fingirem ser adultos, a realidade inventada pelas crianças é muito mais interessante e rica.

Segundo o psicanalista Donald Winnicott, o potencial criativo das crianças está direcionado para a construção de sua identidade pessoal. A infância é um período de experimentação, descobrir os próprios limites e desejos. Sendo assim, torna-se indispensável que a criança tenha um ambiente saudável e propício para estimular seu desenvolvimento criativo.

Para a psicopedagoga Irene Maluf, da Associação Brasileira de Psicopedagogia, a maneira mais importante de cultivar a criatividade de uma criança é deixá-la brincar, brincar e brincar: “Crianças que brincam pouco durante a primeira infância revelam problemas de alfabetização e aprendizagem em geral, pois permanecem imaturas por não terem desenvolvido habilidades iniciais básicas”.

Assim, por meio de fatores como curiosidade, emoção, vontade de inovar, imaginação e movimento, qualquer ser humano pode praticar a sua criatividade e contribuir com ideias que não só auxiliam no seu crescimento pessoal, como também no da sociedade em geral.

A Artbee, por meio de sua metodologia pautada pelas concepções da Economia Criativa e sua proposta de programa de aprendizagem de Artes, proporciona uma maneira de aprender diferenciada e que estimula a criatividade. Por meio de nossas das trilhas de aprendizagem, que dialogam com o universo educacional, a sociedade e a tecnologia, o aluno torna-se protagonista do próprio aprendizado e consegue aplicar as competências aprendidas no ambiente escolar em sua vida real!

Nossa metodologia visa desenvolver indivíduos por meio das Artes modificando a forma como a aprendizagem se dá atualmente, levando em conta o indivíduo e a sociedade: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”  Paulo Freire

Conheça mais sobre nosso projeto de revolucionar a educação com a excelência que só um centro universitário centenário pode proporcionar.