A intervenção precoce em crianças que possuem dificuldades de aprendizagem pode ser importante para que elas recebam apoio adequado e possam desenvolver suas habilidades técnicas e sociais corretamente. As dificuldades de aprendizagem impactam como a criança ou adolescente processam as informações e podem gerar consequências nas habilidades de leitura, escrita, compreensão, cálculo e comunicação. Esses obstáculos podem tornar o ambiente educacional difícil e levar a criança ou adolescente à frustração e problemas de autoestima.
Mas por que é importante intervir desde cedo?
Durante os primeiros anos de vida, o cérebro passa por um crescimento e desenvolvimento significativos, portanto, ao identificar algum tipo de dificuldade em atividades rotineiras das crianças antes mesmo do ensino formal, é possível aproveitar essa observação para fortalecer e reorganizar as conexões neurais, facilitando a aquisição de novas habilidades que são úteis para enfrentar os desafios de aprendizagem.
Na etapa escolar, com a abordagem precoce, os educadores são capazes de prevenir lacunas acadêmicas entre uma criança com dificuldades e seus colegas. O apoio inicial por parte dos professores pode auxiliar a criança a acompanhar o currículo e construir uma base sólida para futuras aprendizagens.
As dificuldades de aprendizagem podem gerar sentimentos negativos como de frustração, ansiedade e isolamento. Ao abordar a condição de maneira correta, um aumento da autoconfiança da criança é gerado, melhorando seu bem-estar emocional.
Não podemos esquecer que as instituições de ensino são responsáveis pela formação de indivíduos conscientes com o mundo que os cerca, por isso é muito importante que as escolas promovam a inclusão e abordem as diferenças de aprendizagem precocemente, criando um ambiente em que todos se sintam valorizados e apoiados. Para que a intervenção precoce seja positiva, entretanto, é preciso que haja colaboração entre os pais e cuidadores. Essa parceria pode ajudá-los a compreender melhor as necessidades de seus filhos e apoiar sua jornada educacional de forma eficaz.
Triagens feitas pelas escolas e educadores por meio de avaliações podem identificar crianças que estão enfrentando dificuldades de aprendizagem. O monitoramento contínuo do progresso do aluno por meio dessas avaliações permite que educadores e pais avaliem a eficácia das intervenções e façam ajustes quando necessário. Planos de educação individualizados que atendam às necessidades únicas das crianças com deficiência é uma saída para delinear metas de aprendizado e viabilizar recursos necessários para que o aluno atinja o sucesso acadêmico.
A multidisciplinaridade é uma peça-chave para que alunos com dificuldade de aprendizagem consigam o apoio que precisam. As equipes de intervenção são frequentemente formadas por profissionais de diversas áreas como professores, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos, que em conjunto garantem que essa adaptação seja implementada com sucesso.
Ao identificar e abordar esses desafios desde cedo, educadores e pais podem ajudar a criança a desbloquear todo o seu potencial, permitindo que façam suas tarefas com êxito ao longo da vida!




