A importância das relações sociais na infância
As interações sociais na infância desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento das crianças. Com o início da vida escolar, os pequenos ampliam suas relações e aguçam os instintos de descoberta sobre si e sobre os outros que passaram a se relacionar e interagir.
A interação com objetos e com outras crianças constrói conhecimento a respeito do ambiente em que vive e, devagarinho, se transforma em uma contribuição para o estabelecimento das relações de grupo.
As relações sociais permitem que as crianças desenvolvam habilidades emocionais importantes, como a empatia, a compreensão dos sentimentos e o autocontrole. Desse modo, elas aprendem a identificar e expressar suas emoções, bem como entender as emoções alheias.
Veja alguns outros benefícios abaixo:
HABILIDADES SOCIAIS
Ter contato e se relacionar com outros permite que a criança desenvolva suas habilidades sociais como cooperação, negociação, resolução de problemas e trabalho em equipe, que são bastante valiosas para estabelecer relacionamentos saudáveis em diferentes contextos sociais ao longo da vida.
AUTOESTIMA E AUTOCONFIANÇA
Relações sociais positivas e de apoio contribuem para a autoestima e a autoconfiança das crianças. Ao interagir com os outros, elas podem experimentar aceitação, reconhecimento e validação, o que fortalece sua autoimagem e senso de valor próprio.
APRENDIZADO SOCIAL COGNITIVO
Através das relações sociais, as crianças têm a oportunidade de aprender por meio de brincadeiras. Ao brincar com os outros, elas desenvolvem o pensamento crítico e a resolução de problemas.
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
As interações sociais proporcionam oportunidades de ouvir e praticar a fala, aprender novas palavras e construir habilidades de comunicação verbal e não verbal.
SUPORTE EMOCIONAL
Ter relações saudáveis fornecem suporte emocional para as crianças. Através delas, elas recebem apoio, conforto e segurança emocional, peças-chave para o bem-estar psicológico e emocional
A importância de ter relações sociais durante os primeiros anos de vida é inegável e a oportunidade de ter uma instituição que favoreça a criação de ambientes propícios para a criação de relações saudáveis também. Pensando nisso, a Artbee desenvolveu trilhas de aprendizagem que possibilitam um desenvolvimento completo do aluno. Tendo como base os pilares da Economia Criativa, a metodologia criada pela Artbee busca aliar tecnologia e educação para formar cidadãos conscientes do mundo ao seu redor. Venha fazer parte dessa colmeia!




