Mindfulness, ou atenção plena, é um método que envolve foco na consciência e no momento presente, por meio do reconhecimento de todos os pensamentos, sensações e estímulos ao seu entorno. A prática pode ter efeitos muito positivos no comportamento, humor e foco das crianças, por isso, ao inserir os exercícios de mindfulness nas escolas, os alunos poderão desenvolver suas habilidades físicas, cognitivas e linguísticas.
Segundo a psicóloga Laura Frussa Biagi, a prática de mindfulness nos pequenos pode trazer melhoras no foco e na atenção e, consequentemente, no desempenho acadêmico. Além disso, ela contribui para a regulação das emoções e aperfeiçoamento de habilidades sociais.
Principais Benefícios do Mindfulness para crianças:
- Amplia o foco atencional (melhora o foco e a atenção) e, consequentemente, proporciona melhoras no desempenho acadêmico;
- Contribui para a regulação das emoções (pois, auxilia a criança a se tranquilizar mediante emoções intensas) e, para o aperfeiçoamento de habilidades pró-sociais (paciência, empatia, resolução de conflitos);
- Reduz reações impulsivas (uma vez que estimula a maior ativação do córtex pré-frontal e a menor ativação da amígdala) e sintomas de ansiedade;
- Melhora a qualidade do sono.
Como ensinar Mindfulness para as crianças?
As crianças devem participar de um programa estruturado, supervisionado por instrutores certificados. Várias escolas, públicas e privadas, têm disponibilizado essa opção.
A prática pode ser tanto “formal” quanto “informal”, sendo a primeira baseada em técnicas para treinar a atenção em um ponto de ancoragem, e a segunda possui o objetivo de trazer o estado mental de atenção plena para as atividades diárias da criança como, por exemplo, comer, conversar e se vestir com atenção plena.
Propostas para a prática do Mindfulness infantil:
Todas as propostas envolvem a respiração e necessitam da medicação de um adulto.
- “Glitter como Emoções!”
Encha uma garrafa ou pote transparente com água e glitter. Feche bem e mexa o pote para o glitter se agitar. Diga à criança que nossos pensamentos funcionam como o glitter: se nos agitamos e perdemos a calma, os pensamentos se agitam e ficam desorganizados. Mas, à medida que paramos, respiramos e nos acalmamos, mantendo o foco e a atenção, os pensamentos vão se reorganizando novamente.
- “Explorando!”:
Separe vários objetos diferentes e coloque-os em um saco para que a criança não os veja. Peça a ela que fique de olhos fechados (pode vendá-la se preferir) e entregue-lhe um objeto para que descreva o que percebe: tamanho, formato, peso e etc., além de tentar descobrir o que é.
- “Captando Sons!”:
Peça à criança que feche os olhos e se concentre apenas nos sons do ambiente. Diga-lhe que, quando ouvir o nome dela, deverá falar o primeiro som que estiver ouvindo; pode ser o som da respiração, o tique-taque do relógio, o ruído do ventilador, de um carro passando na rua, etc. Este exercício ajuda a ampliar a percepção em relação ao sentido da audição e pode ser feito com mais de uma criança ao mesmo tempo.
- “Nuvens dos Pensamentos”:
Peça à criança que inspire pelo nariz contando até quatro e solte o ar pela boca, também contando até quatro. A medida que ela respira, peça que imagine que os pensamentos que está tendo podem virar uma nuvem em cima da cabeça. Quando inspirar, peça a ela que observe essas nuvens se formando e que, quando expirar, as nuvens vão se dissolvendo até desaparecer. Esse exercício também pode ser feito ao ar livre, olhando as nuvens de verdade.
Livros sobre Mindfulness para crianças:
- Quietinho feito um sapo. Exercícios de meditação para crianças e seus pais.
Autora: Eline Sinel. - Mindfulness para crianças. Um guia para pais, psicoterapeutas e educadores.
Autoras: Ana Carolina Rizzi e Arianne Da Costa e Sheila Drumond - Recurso: Brincando de mindfulness: 50 exercícios para praticar a atenção plena com crianças. Por Patricia Calazans. Editora MATRIX
PSICOLOGA –
Laura Frussa Biagi
CRP 06/132850




