Páscoa na escola: Dicas de atividades para abordar o tema na Educação Infantil

A Páscoa é uma data comemorativa que se divide entre diversas celebrações religiosas, entretanto, a mais tradicional envolve chocolate e coelhinhos.  Essa combinação faz com que o feriado seja muito divertido para as crianças e um grande prato cheio para as atividades na escola.

A Educação Infantil é a primeira etapa da vida escolar do estudante. Nessa fase, as brincadeiras, a exploração, a vontade de se expressar e comunicar têm um significado ainda mais importante – toda atividade acaba fazendo parte da construção do conhecimento de forma ativa, permitindo que a criança se desenvolva.

Tendo a Páscoa como tema podemos trabalhar diversas habilidades como:

– Criatividade;

– Comunicação (por meio de mímicas e da fala);

– Memorização;

– Raciocínio lógico;

– Imaginação;

– Independência;

– Autoconfiança.

A criança pode aprender de diversas formas e, segundo a BNCC, a criança aprende brincando, participando ativamente das propostas, explorando, expressando-se e conhecendo-se. Tendo isso como ponto de partida, todas as atividades que possam trabalhar com essas diretrizes são bem-vindas. Explorar diferentes texturas, cores, tamanhos, diferenças e semelhanças, danças e linguagens podem tornar o aprendizado ainda mais enriquecedor.

Atividades feitas em papel como; escrever letras, pintar e/ou desenhar o coelhinho, pontilhar, colar etc., são grandes aliadas nesse processo de descoberta que ocorre na Educação Infantil, bem como a utilização de outros materiais e espaços que vão além da sala de aula e também contribuem significativamente para assimilar os conhecimentos.

Aqui vão algumas dicas de atividades para abordar a Páscoa na escola e garantir muita diversão e aprendizado:

– Desenhos para colorir: Tamanhos e pesos: “Qual é o coelho maior?” “Qual é o coelho menor?” ou Semelhanças e diferenças: “Qual é a diferença entre os coelhos?”

– Materiais variados: “Elabore o seu coelhinho da Páscoa!”  (podem ser materiais reciclados diversos, garrafa, embalagens, rolo de papel toalha, higiênico, papéis, elementos encontrados na natureza, entre outros);

-Músicas: Por meio de uma música tocada, cantada por um músico, o professor etc.;

– Raciocínio Lógico: “como esse animal vive na natureza” (mostre a imagem de um coelho e discuta com as crianças suas características físicas e como ele sobrevive na natureza);

– Criatividade: “Decore os ovos” (deixe a criança usar a imaginação);

– Caça aos ovos: Esconda pela sala diversos ovinhos com letras dentro e peça para as crianças procurarem. Ela deve abrir/quebrar os ovos e falar uma palavra com a letra que ela encontrou.

 Ser capaz de fazer a união entre essa data e aprendizados culturais, pedagógicos e sociais pode contribuir para o desenvolvimento de diversas habilidades nos primeiros anos escolares. A escola é um ambiente que permite ampliar percepções e vivências, por isso devemos potencializar as experiências trazendo informações e conhecimentos que ajudem os pequenos a entenderem melhor o que sociedade em que vivem preza.