Retorno às aulas – Como auxiliar os alunos para a volta à rotina de estudos?

Para muitos estudantes, o mês de julho é sinônimo de férias escolares e diversão. Com a chegada do mês de agosto, a volta à rotina de estudos pode ser um tanto desafiadora. Deixar brincadeiras, jogos e o tempo mais longo de sono de lado pode ser um pouco complicado, tanto para crianças da Educação Infantil quanto para os adolescentes do ensino fundamental e médio.
Passar momentos junto de familiares e amigos durante as férias é muito positivo, porém ao retornar às instituições algumas crianças podem experienciar um sentimento de separação. Os momentos de comer, acordar e dormir são alterados durante os períodos fora da escola e o retorno pode gerar cansaço e estresse. A readaptação das crianças menores pode ser um pouco mais delicada, podendo causar medo e até irritação que muitas vezes se traduzem em choro. É importante que a família lembre de reforçar o papel da escola no desenvolvimento de cada um.
Nos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio também é possível que existam desafios. Cada aluno aguarda por esse retorno de maneira diferente: alguns na expectativa de novidades, outros esperando para dividir suas experiências, etc. Entretanto, independentemente de cada reação, a família deve estar preparada para acolher e atender às necessidades de seus filhos, lembrando a importância da escola.
Já para a escola, para que o processo de adaptação dos alunos seja positivo, ela pode desenvolver algumas estratégias que torne esse período um pouco menos desafiador, como por exemplo, inserir nos intervalos músicas e dinâmicas que facilitem a interação com outros colegas. De acordo com a psicólogos, estratégias como essas são essenciais para proporcionar a reflexão e interação entre os alunos e facilitar o processo de readaptação à rotina escolar. A importância da escola na vida de uma criança vai além do ensino, mas também diz respeito à construção de relações sociais, por isso a instituição deve atuar de maneira a promover o contato entre os estudantes, que contribui tanto para o desenvolvimento psicossocial, quanto para o acadêmico.
Outra maneira da escola melhorar esse retorno é promover encontros com os pais para que todos façam com que esse momento de readaptação ocorra da melhor forma, afinal, o segundo semestre é a reta final do ano letivo.

A Artbee deseja um ótimo retorno a todos!