Sustentabilidade: como abordar esse tema nas escolas

Durante os anos escolares, crianças e adolescentes adquirem conhecimentos para reconhecer e entender a sociedade em que vivemos e a sustentabilidade é um desses temas essenciais que devem aparecer no currículo escolar sempre que possível.  

Mudanças climáticas, escassez de água, produção de lixo e esgotamento de recursos naturais são pautas de notícias e preocupação mundial. Atualmente, vivemos em um planeta que precisa de atenção e uso consciente para que as gerações futuras não vivam situações ainda mais graves.

Por este motivo, é muito importante que a escola tenha um papel ativo na abordagem do tema da sustentabilidade. Há diversas estratégias para abordar a questão de maneira didática e que estimule alunos a terem práticas mais sustentáveis no dia a dia.

SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA

– ENSINE O CONCEITO DOS 3 R’S

O conceito dos 3r’s consiste em pequenas mudanças que ajudam a diminuir o impacto do lixo na natureza

  • Reduzir: precisamos ensinar para crianças e adolescentes que o primeiro passo para diminuir a produção de lixo é reduzir o consumo. Uma tarefa um tanto quanto desafiadora, afinal vivemos em uma sociedade que incentiva o consumismo e que projeta como sinônimo de sucesso aquele que possui mais e ostenta mais. A visão crítica de mundo e o diálogo sobre respeito e empatia ao meio ambiente fazem parte dessa jornada. Será que ter tudo é realmente a única maneira de se obter uma vida bem-sucedida?
  • Reutilizar: a reutilização de tudo que não for possível reduzir. Utilizando a criatividade podemos encontrar novas funções para objetos que antes seriam jogados fora.
  • Reciclar: após tentar reduzir e reutilizar, a última atitude possível é enviar o produto para reciclagem, por meio da coleta seletiva, dessa maneira podemos reduzir o impacto dos resíduos sobre o meio ambiente e de quebra ajudar economicamente catadores e cooperativas. Você pode incentivar isso em sua casa tendo lixeiras destinadas a cada tipo de resíduo.

FALE SOBRE ECONOMIA

Abordar a economia de maneira simples e direta é uma maneira muito eficaz de conscientizar que os recursos que utilizamos são finitos. Aprender a economizá-los é essencial para que continuem existindo no futuro.

Escolha temas como economia de água, eletricidade, papel e todos os demais recursos que são utilizados no cotidiano. Destaque que, além de fazer bem ao planeta, entender que recursos são finitos e que devem ser usados com sabedoria traz benefícios individuais e financeiros.

DESENVOLVA PROJETOS INTERDISCIPLINARES

A interdisciplinaridade é abordada por diversos estudos e já foi comprovado que funciona como agente de transformação pessoal, não apenas vista uma maneira de integrar teorias. Abordando integralmente o tema da sustentabilidade entre as ciências humanas, exatas, arte, literatura e as outras áreas de conhecimento, é possível criar uma ponte para discussões dentro e fora da sala de aula.

UTILIZE A TECNOLOGIA

Embora muitos problemas existam no mundo de hoje, a tecnologia pode ser de grande ajuda quando associada à promoção da sustentabilidade na escola.

Muitas instituições de ensino já implementaram práticas sustentáveis e conseguiram reduzir drasticamente o uso de papel adotando métodos de avaliação virtual.

A metodologia criada pela Artbee alia tecnologia e criatividade por meio de trilhas de aprendizagem que buscam formar cidadãos mais conscientes do mundo que os cerca.

Saiba mais sobre o nosso método!