Taxonomia de Bloom e sua aplicação no aprendizado

A taxonomia de Bloom é uma estrutura de classificação hierárquica usada para definir e diferenciar os níveis de cognição humana: o pensamento, a aprendizagem e a compreensão. Publicada originalmente em 1956 por psicólogos do cognitivismo da Universidade de Chicago, a teoria recebeu o nome do presidente do comitê, Benjamin Bloom e é utilizada por educadores para informar ou guiar o desenvolvimento das avaliações como, por exemplo, testes e outras avaliações do aprendizado, elaborar currículos (unidades, aulas e projetos) e estratégias de ensino.

 A taxonomia é estruturada em três grandes áreas: Cognitiva, Afetiva e Psicomotora. No ambiente escolar, o foco é em sua maioria no modelo cognitivo que inclui 6 classificações:

  • Conhecimento;
  • Compreensão;
  • Aplicação;
  • Análise;
  • Síntese;
  • Avaliação. 

Com essa classificação, o objetivo dos psicólogos era auxiliar educadores acadêmicos a evitar esforços repetitivos ou ineficazes na elaboração de testes distintos para avaliar os mesmos objetivos de aprendizagem.

Em 2001, uma equipe diferente de acadêmicos, liderada por David Krathwohl, ex-colega de Bloom e parte do time de acadêmicos que desenvolveu o sistema original – apresentou uma versão com revisões intitulada A Taxonomy for Learning, Ensino e Avaliação: Uma Revisão da Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom

A versão revisada, elaborada para ser adequada para educadores, renomeou as categorias, que passaram a ser ditas com verbos ao invés de substantivos: Conhecimento passou a ser Lembrando, Compreensão manteve-se como Compreensão/Compreendendo e Síntese foi alterada para Criando.

Criando acabou por tornar-se o nível mais elevado no sistema de classificação, trocando com Avaliação. A nova versão possui a seguinte ordem:

  • Lembrando;
  • Compreendendo;
  • Aplicando;
  • Analisando;
  • Avaliando;
  • Criando.

Os objetivos educacionais são pautados pelo professor com base na taxonomia que melhor atende as necessidades dos alunos. Qual a sua opinião sobre a Taxonomia de Bloom? Você acha que ela pode auxiliar no planejamento e melhor organização do trabalho em sala de aula?