A taxonomia de Bloom é uma estrutura de classificação hierárquica usada para definir e diferenciar os níveis de cognição humana: o pensamento, a aprendizagem e a compreensão. Publicada originalmente em 1956 por psicólogos do cognitivismo da Universidade de Chicago, a teoria recebeu o nome do presidente do comitê, Benjamin Bloom e é utilizada por educadores para informar ou guiar o desenvolvimento das avaliações como, por exemplo, testes e outras avaliações do aprendizado, elaborar currículos (unidades, aulas e projetos) e estratégias de ensino.
A taxonomia é estruturada em três grandes áreas: Cognitiva, Afetiva e Psicomotora. No ambiente escolar, o foco é em sua maioria no modelo cognitivo que inclui 6 classificações:
- Conhecimento;
- Compreensão;
- Aplicação;
- Análise;
- Síntese;
- Avaliação.
Com essa classificação, o objetivo dos psicólogos era auxiliar educadores acadêmicos a evitar esforços repetitivos ou ineficazes na elaboração de testes distintos para avaliar os mesmos objetivos de aprendizagem.
Em 2001, uma equipe diferente de acadêmicos, liderada por David Krathwohl, ex-colega de Bloom e parte do time de acadêmicos que desenvolveu o sistema original – apresentou uma versão com revisões intitulada A Taxonomy for Learning, Ensino e Avaliação: Uma Revisão da Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom.
A versão revisada, elaborada para ser adequada para educadores, renomeou as categorias, que passaram a ser ditas com verbos ao invés de substantivos: Conhecimento passou a ser Lembrando, Compreensão manteve-se como Compreensão/Compreendendo e Síntese foi alterada para Criando.
Criando acabou por tornar-se o nível mais elevado no sistema de classificação, trocando com Avaliação. A nova versão possui a seguinte ordem:
- Lembrando;
- Compreendendo;
- Aplicando;
- Analisando;
- Avaliando;
- Criando.
Os objetivos educacionais são pautados pelo professor com base na taxonomia que melhor atende as necessidades dos alunos. Qual a sua opinião sobre a Taxonomia de Bloom? Você acha que ela pode auxiliar no planejamento e melhor organização do trabalho em sala de aula?




